Rua do Passeio, 38 - Rio de Janeiro - RJ / Rua Visconde de Pirajá, 495, 5º andar - Rio de Janeiro - RJ (21)99353-5182

Plano de Gerenciamento de Resíduos de Construção Civil - PGRCC

Compartilhamos aqui notícias e melhores informações sobre o ramo e nossos serviços. Em caso de dúvidas, fale com nossa equipe.

Plano de Gerenciamento de Resíduos de Construção Civil - PGRCC

O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Construção Civil (PGRCC) é um documento fundamental para a gestão ambientalmente adequada dos resíduos gerados na construção civil. Suas principais regulamentações e características incluem:

  1.  Legislação: No Brasil, o PGRCC é regulamentado pela Resolução CONAMA 307/2002 (Conselho Nacional do Meio Ambiente), que estabelece diretrizes e critérios para o manejo de resíduos da construção civil.
  2.  Objetivos: O PGRCC visa a reduzir impactos ambientais, promover a reutilização e a reciclagem de materiais, e garantir a correta destinação dos resíduos da construção civil.
  3. Classificação de resíduos: Os resíduos da construção civil são classificados em quatro classes (A, B, C e D), cada uma com orientações específicas de manejo e destinação.
  4. Responsabilidade: A responsabilidade pela elaboração e execução do PGRCC recai sobre o gerador dos resíduos, que pode ser o proprietário da obra, construtora, ou responsável pela atividade geradora.
  5. Etapas do PGRCC: O plano deve conter informações sobre a geração, segregação, acondicionamento, coleta, transporte e destinação final dos resíduos, bem como medidas para prevenir danos ambientais.
  6. Licenciamento: Para obtenção de licenças ambientais, muitos órgãos ambientais exigem a apresentação do PGRCC como parte do processo de autorização da obra.
  7. Monitoramento: O PGRCC requer um sistema de monitoramento para verificar o cumprimento das diretrizes estabelecidas e a eficácia das práticas de gestão de resíduos.
  8. Sustentabilidade: O PGRCC promove a sustentabilidade na construção civil ao incentivar a reciclagem de materiais, a redução de desperdícios e a preservação do meio ambiente.

Empreendimentos da construção civil ou que possui alguma atividade similar que gerem resíduos provenientes de construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, e os resultantes da preparação e da escavação de terrenos, tais como: tijolos, blocos cerâmicos, concreto em geral, solos, rochas, metais, resinas, colas, tintas, madeiras e compensados, forros, argamassa, gesso, telhas, pavimento asfáltico, vidros, plásticos, tubulações, fiação elétrica etc., comumente chamados de entulhos de obras, caliça ou metralha, são obrigados a realizarem o seu PGRCC.

Portanto, o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Construção Civil é um instrumento legal e prático que busca garantir a correta gestão dos resíduos gerados na construção civil, contribuindo para a redução de impactos ambientais e o uso sustentável de recursos, de acordo com as regulamentações estabelecidas pela legislação ambiental brasileira.

Entre em contato e garanta o seu PGRCC! Realiza suas atividades de acordo com as melhores práticas da sustentabilidade e conforme as normas vigentes.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Nossa equipe está preparada para oferecer os melhores serviços nas áreas de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho.

Solicitar contato

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial A FRB Ambiental www.frbambiental.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×

Solicitar Orçamento

Solicitar Orçamento
Solicitar Orçamento

Solicitar
Orçamento