Rua do Passeio, 38 - Rio de Janeiro - RJ / Rua Visconde de Pirajá, 495, 5º andar - Rio de Janeiro - RJ (21)99353-5182

Inventário de Emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE)

Compartilhamos aqui notícias e melhores informações sobre o ramo e nossos serviços. Em caso de dúvidas, fale com nossa equipe.

Inventário de Emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE)

Inventário de Emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE)

O que é?

pDe forma simplificada, é a forma de identificar, qualificar e mapear as fontes de emissão de determinada atividade, organização, processo, empresa, de localidades como; cidades, estados e pais, e até mesmo de um setor econômico. Sendo possível, que todos esses dados sobre as fontes de emissão de gases (GEE), recolhidos para registros e monitoramentos. Possibilita conhecer o perfil das emissões de GEE da entidade inventariante.

Geralmente, os Inventários corporativos são realizados com recortes temporais anuais, facilitando o seu planejamento e a sua comparabilidade.

A Resolução INEA 64 de 12 de dezembro de 2012, dispõe sobre a apresentação de inventário de emissões de gases de efeito estufa para fins de licenciamento ambiental no Estado do Rio de Janeiro.

Como saber se sua empresa é obrigada a realizar o Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE)

A obrigatoriedade de apresentação ao Instituto Estadual do Ambiente - INEA de Inventário de Emissões de GEE, no âmbito do licenciamento ambiental, instituída pela alínea "a" do inciso I do § 1º do art. 7º da Lei nº 5.690, de 14 de abril de 2010, se aplica a todos os empreendimentos em operação referentes às seguintes atividades:

  • Aterros sanitários;
  • Estações de tratamento de esgotos;
  • Indústria petroquímica;
  • Indústria de petróleo;
  • Indústria química;
  • Indústria de produção de alumínio;
  • Indústria de produção de cerâmica;
  • Indústria de produção de cimento;
  • Indústria de produção de vidro;
  • Siderurgias;
  • Termelétricas a combustíveis fósseis;
  • UPGNs (Unidades de Processamento de Gás Natural).

Vantagens pela realização do Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE)

A lista de benefícios trazida para quem realiza periodicamente é extensa, no caso de empresas, há muitas vantagens para a saúde financeira do negócio e para a sua imagem perante o seu público-alvo e dentro do próprio segmento. Gera

reconhecimento de mercado e garante vantagem competitiva; facilitando a identificação de oportunidades para otimização operacional; reduz custos com a eliminação do desperdício e da ineficiência; estimula a adoção de práticas sustentáveis em diferentes segmentos; abertura de possibilidade para participação no mercado de carbono; e atração de investimento.

Um monitoramento mais frequente de emissões é fundamental para o acompanhamento de metas e de avaliação da performance dos investimentos em equipamentos, tecnologias e processos de baixa emissão.

Por que escolher a FRB AMBIENTAL?

A FRB AMBIENTAL oferece o melhor suporte para a realização de serviços ambientais, com profissionais qualificados, habilitados e experientes.

Quer elaborar o Relatório de Inventário da Emissão de Gases de Efeito Estufa na sua empresa? Entre em contato conosco!

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Nossa equipe está preparada para oferecer os melhores serviços nas áreas de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho.

Solicitar contato

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial A FRB Ambiental www.frbambiental.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×

Solicitar Orçamento

Solicitar Orçamento
Solicitar Orçamento

Solicitar
Orçamento